segunda-feira, 21 de maio de 2018

TRADICIONAL CERIMÔNIA ‘BARCOS AO MAR’ MARCA FIM DO DEFESO DO CAMARÃO

Fotos: JC Curtis/Fundacc
A 21ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’, que marca o fim do Defeso do Camarão, será realizada no domingo (27), a partir das 9h, no Entreposto do Camaroeiro. Neste evento, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.
Com os barcos enfeitados, os pescadores saem do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá, de onde retornam para a benção das embarcações, na ocasião, feita pelo padre Carlos Alberto da Silva, conhecido como padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio.
Em seguida, haverá a procissão terrestre, novamente com os fieis carregando o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes. A Banda Municipal Carlos Gomes acompanha todo o cortejo a pé.
Este evento abre a pesca do camarão e antecede o 21º Festival do Camarão que este ano será realizado em duas semanas, dos dias 11 à 15 e 19 à 20 de julho na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba. A festa terá Barracas de Gastronomia, Rota do Cambuci, Casa da Farinha, Shows ao vivo, Casa Caiçara e artesanato identitário.
O “Barcos ao Mar” é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações (12) 3897.5660 ou no site www.fundacc.sp.gov.br.
FONTE. FUNDACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário